sábado, 15 de setembro de 2012

Homenagem a princesa de Mônaco Grace Kelly


A Esmeralda é uma das mais caras de todas as gemas e o seu nome vem do grego. As mais caras são as verde puras.
Gema importante, desde a Antiguidade, foi escolhida pelo Profeta Moisés como uma das 12 pedras preciosas que simbolizavam, no peitoral de Aaron (executado em ouro maciço e cravejado de pedras preciosas), cada uma das tribos de Israel.
As Esmeraldas pertencem à família do berílio e caracterizam-se muitas vezes por um jardim de cristais no seu interior: Com ampliação visual, pode-se ver várias espécies de lindos tons lembrando um jardim. Uma Esmeralda completamente pura e sem incrustações é muito rara, encontrando-se em pequenas quantidades. As pequenas e médias são lapidadas em talhe Esmeralda, mas são também bonitas em cabochon ou pêros. por vezes são também gravadas.
Cleópatra elegeu também a esmeralda, usada em Roma como pedra do amor nos grandiosos festejos da deusa Vénus, enfeitando-se com as belíssimas esmeraldas extraídas das famosas Minas do Alto Egito, hoje já esgotadas. Também na Europa, na Idade Média, a esmeralda esteve ligada aos mais poderosos, sendo por vezes um símbolo do poder como é exemplo o excepcional anel de esmeraldas de Henrique II da Irlanda que o distinguia como soberano.
Para as tornar mais belas é usual imergi-las em óleo. Devem ser protegidas de riscos, produtos químicos e elevadas temperaturas. São encontradas no Zimbabwe, Brasil e Colômbia.

Dezenove marcas de joias e gemas apresentam o que há de melhor na joalheria brasileira nas duas maiores feiras internacionais do segmento, a JCK Las Vegas, que acontece de 1º a 4 de junho, e a Couture Jeweler, de 31 de maio a 4 de junho, ambas em Las Vegas. A ação faz parte do PS – Projeto Setorial de Apoio às Exportações, da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com coordenação do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos.
De acordo com dados do Instituto, as exportações de gemas, joias e metais preciosos atingiram US$ 3 bilhões em 2011, aproximadamente 30% a mais que em 2010. Nos primeiros dois meses deste ano chegaram a US$ 635 milhões, 38% a mais que no mesmo período do ano passado. Os números comprovam que o Brasil é, atualmente, um dos maiores produtores do segmento, responsável por 1/3 do volume das gemas no mundo. Segundo a GFMS – Gold Fields Mineral Services, em 2010, o Brasil se posicionou como o 14º país na produção de joias de ouro e como o 9º no seu consumo.
A valorização das joias brasileiras no mercado externo é crescente, principalmente nos EstadosUnidos, país que corresponde a 49% das exportações. Seu design criativo e inovador, a mistura de materiais e o colorido das gemas são alguns dos atributos reconhecidos em diversos prêmios mundo afora.
A variedade das gemas também é outro diferencial competitivo do País. Com mais de 150 espécies, destacam-se o topázio imperial, os diversos tipos de turmalina – incluindo a Paraíba – a alexandrita, a água-marinha e a esmeralda.
Luxury Vip Dining Salon
Um dos destaques do hall Luxury da JCK Las Vegas 2012 é o novo Luxury Vip Dining Salon que receberá, diariamente, cerca de 900 editores e compradores do segmento de luxo. A parceria com o Brasil poderá ser conferida entre os dias 29 de maio e 04 de junho onde o melhor do design brasileiro será mostrado, enfatizando sua criatividade e originalidade
Esta imersão brasileira terá como destaque uma exposição fotográfica que traduz o que há de mais moderno e sofisticado em joias. Todas as marcas do Brasil participantes da feira terão suas criações exibidas.
A decoração contemporânea evidenciará a cultura do país através dos mobiliários, do colorido das flores e da exuberância dos objetos de decoração. O famoso DJ nova iorquino Coleman animará o espaço com um mix inusitado dos principais ritmos brasileiros.
A experiência também será marcada pela Capirinha Hour. A tradicional bebida brasileira será servida no hall Luxury, às 16h, em dois dias durante a realização da feira.
Neste ano, participam da JCK Luxury as empresas brasileiras: Brazil Boutique, Bruner, Denoir, FR Hueb, Goldesign, Preziose, Vancox e Vianna.
Joalherias brasileiras na Couture Jeweler 2012
A edição de 2012 da Couture Jeweler terá um dia dedicado ao lifestyle brasileiro. Na sexta-feira, dia 1 de junho, o lounge Oasis, patrocinado pelas joalherias brasileiras, terá decoração, música e gastronomia brasileira.
Compradores e editores desfrutarão dos serviços de massagem, manicure e maquiagem num espaço ambientado como um verdadeiro Oasis brasileiro. Fotos e filmes da joalheria brasileira também serão exibidos ao longo do dia.
Os convidados terão ainda a oportunidade de apreciar as joias das grifes Brumani, Carla Amorim, Yael Sonia, Cleison Roche e Mary Esses expostas em destaque no espaço.
No final será sorteada uma viagem ao Brasil para participar, em 2013, da principal festa popular do País, o Carnaval, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Rovella & Schultz Boutique Press

No período, bolsa foi única opção de investimento que registrou perdas, com queda de 4,23%.
O ouro foi a melhor aplicação do primeiro semestre, com valorização de 8,79% no período. O metal também havia fechado 2011 como investimento mais rentável ao longo do ano, quando teve alta de 15,8%.
O ouro é uma opção de investimento com pouca liquidez no mercado interno, por isso as cotações podem ser um pouco imprecisas. O preço do metal, no Brasil, é composto por duas variáveis: o preço do dólar e a cotação do ouro no exterior. Assim, a alta do dólar nos últimos meses também colabora para a valorização do ouro.
Fonte: Correio do Estado

 


A pérola é um material orgânico duro e geralmente esférico produzido por alguns moluscos, as ostras, em reação a corpos estranhos que invadem o seu organismo, como vermes ou grãos de areia. É valorizada como gema e trabalhada em joalharia.
Reconhecidas com símbolo da modestia, castidade e pureza, as Pérolas simbolizam um feliz casamento.
A pérola sempre foi muito apreciada ao longo da história da humanidade, um exemplo disso foi o fato de no apogeu do Império Romano, quando a febre das pérolas estava no auge, Júlio César, conhecido pelas suas conquistas amorosas, ofereceu a Servília, uma pérola no valor de seis milhões de sestércios. Também o general romano Vitélio, estando cheio de dividas, roubou um brinco de pérola de sua mãe, para poder financiar o seu regresso ao exército.